Livro “Contemporaneidades em Foco”

Descrição

O livro “Contemporaneidades em Foco”, que está sendo coproduzido pelo coletivo docente em Estudos sobre a Contemporaneidade (CCEC-IHAC) e bolsistas do grupo PET-IHAC, pretende fazer uma reflexão sobre os caminhos do componente Estudos sobre a Contemporaneidade, desde a sua proposta como eixo interdisciplinar do projeto pedagógico dos BIs, as experiências em sala de aula, o amadurecimento e as múltiplas possibilidades de abordagens de suas temáticas, a riqueza e o desafio que se colocam a partir da heterogeneidade de visões sobre o contemporâneo, favorecidas pela diversidade de formação dos docentes e acrescidas pelos aportes do próprio corpo estudantil nas suas reflexões sobre os temas, relacionando-as às suas vivências e percepção da realidade em que estão inseridos.

Objetivos

  • Objetivo geral: Consolidação do Núcleo de ensino, pesquisa e extensão em Estudos sobre a Contemporaneidade.
  • Objetivos específicos: estímulo ao trabalho colaborativo entre docentes do CCEC- IHAC e bolsistas PET-IHAC; contribuições a uma possível reformulação do projeto pedagógico dos Bacharelados.

realização

Foi criado um comitê editorial, composto por três professores do coletivo docente Estudos sobre a Contemporaneidade, incluindo a tutora do PET-IHAC, que tem realizado diversas reuniões com os professores e estudantes autores, incluindo bolsistas do PET-IHAC. Ao final, a estrutura do livro “Contemporaneidades em Foco” foi revisada e redefinida do seguinte modo: Apresentação; Parte I – Temas Contemporâneos, com 6 capítulos; Parte II – Experiências e Reflexões em Estudos sobre a Contemporaneidade, com 6 capítulos; e Parte III – Textos Discentes, com 4 capítulos. Os prazos foram ampliados e após a entrega das versões iniciais dos capítulos e o livro será submetido a processo de revisão para publicação pela EDUFBA em 2018.

Resultados esperados:

A disponibilização dessa publicação permite tornar mais amplamente conhecidas as reflexões sobre a proposta inovadora dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA, refletida nos componentes Estudos sobre a Contemporaneidade que compõem o Eixo Interdisciplinar de tal projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.