PROJETO METE MÃO | OFICINA BONECA ABAYOMI

A atividade de confecção de bonecas abayomi foi a primeira atividade realizada do projeto. A equipe do PET-IHAC teve o primeiro contato de fato com as crianças da comunidade. Nessa primeira atividade tivemos a presença de 5 crianças da comunidade e foi fácil perceber que estavam bem curiosas, animadas e dispostas a fazer a atividade proposta.

Inicialmente sondamos as crianças para saber se elas conheciam a história das bonecas abayomi, se elas sabiam o significado da palavra, de onde surgiu. A maioria já sabia um pouco, pois participam também do projeto pérolas negras, em que houve confecção dessas bonecas juntamente com as crianças do bairro. Mesmo assim, Raíssa, coparticipante do projeto, explicou o significado do termo – Abayomi significa encontro precioso em iorubá, e são bonecas feitas à mão com tecido preto, onde pequenos nós representam cabeça, mãos e pés. Contamos que para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. Essas bonecas acalmavam as crianças a bordo dos navios de escravos.

As crianças gostaram bastante da história da abayomi, e toda ela foi contada de forma interativa. Perguntamos se sabia o significado de navios tumbeiros e como não sabiam, nós explicamos a elas. Depois da breve história das bonecas abayomi, partimos para a confecção das mesmas. Algumas crianças e representante do pet não sabiam como fazer as bonecas, mas rapidamente aprendemos em conjunto. Uns ajudaram aos outros e no final cada criança fez sua boneca abayomi. Interessante dizer que havia meninos e meninas nessa atividade e mesmo os meninos, ao contrário do que seria de esperar, que não gostassem da atividade por ser “de menina”, gostaram muito da atividade, alguns até disseram que iam dar de presente para suas mães. Outras crianças disseram q ia ficar para si mesmas.

Ao final nos juntamos para aproveitar um lanche oferecido pelo projeto e as crianças se mostraram comportadas e obedientes. Em resumo, pudemos perceber que a atividade foi bem recebida pelas crianças, pois se mostraram interessadas no tema, e bem aproveitada no sentido de aprender a teoria sobre a bonecas e como fazê-las.

 

Escreva um comentário