PROJETO METE MÃO | OFICINA DE ORIGAMI

 

Para a Oficina de Origami ocorrida no dia 19 de Outubro de 2018, havíamos programado que os origamis produzidos com a nossa orientação, posteriormente seriam decorados pelas crianças e entregues a entes queridos das mesmas. Inicialmente constavam apenas 9 crianças e algumas outras chegaram depois. Foi proposto fazer um origami de pássaro, um origami simples de coração ou um origami de coração caixa, e a ideia inicial era que após fazer as dobraduras, as crianças escrevessem algo carinhoso dentro e entregasse a alguma pessoa querida, preferencialmente a uma avó, avô ou uma figura representativa na vida da criança, uma vez que nessa atividade também estaria incluída a atividade “Lembrança aos mais velhos” proposta na programação inicial.

Algumas crianças tiveram dificuldades para executarem as dobraduras necessárias, algumas delas se chatearam e ameaçaram desistir da atividade, no entanto, continuamos incentivando-as para que continuassem. Uma das crianças repetiam frases como “Eu não consigo fazer” “Eu não consigo fazer nada.” Contudo, também foi notável que algumas crianças conseguiram desenvolver a tarefa sem dificuldades, e as mesmas auxiliaram os outros colegas, assim como também auxiliaram uma bolsista do PET IHAC que estava com dificuldade na execução de algumas etapas. As crianças dispersaram algumas vezes, principalmente quando
não conseguiam executar alguma das dobraduras, já outras, aprenderam rapidamente o passo-a-passo compartilhou sua habilidade
e contribuiu para que todos permanecessem e vencessem suas dificuldades. Nesta oficina até Ciba (líder comunitário) participou da execução da caixa coração, demonstrando dificuldades apenas na finalização da tarefa.

Perto do final da atividade, uma das crianças do projeto, sugeriu que fizéssemos um origami de cachorro, mas a petiana a informou que não sabia. A criança com empolgação disse que sabia e, rapidamente, a maior parte das crianças demonstraram interesse, desenvolvendo, assim, juntas o que foi proposto, inclusive as petianas.

Neste dia estavam presentes as petianas Edenice, Mayara e Alana.

Escreva um comentário