PROJETO METE MÃO | Com que roupa eu vou? Oficina de Confecção de Roupas

Para a Oficina de Customização ocorrida no dia 09 de Novembro de 2018, estavam presentes as petianas Edenice e Ludmila. Com algumas camisas e camisetas realizamos atividades simples e sem custos, pois para essa customização utilizamos como ferramenta, apenas, tesouras e criatividade.

O maior público foi o feminino, pois dos 06(seis) garotos presentes, apenas Miguel iniciou a atividade, mas logo se queixou que aquela tarefa era para “roupa de mulher”. Para incentivá-lo perguntamos se o mesmo não tinha mãe, irmãs, primas, mas ficou nítido seu constrangimento por ser o único garoto a realizar a atividade composta por, aproximadamente, 07(sete) garotas super empolgadas com cada resultado.

O resultado não foi melhor porque as tesouras não estavam amoladas o suficiente para cortar tecido, mas, mesmo assim, fizemos o nosso possível. O engraçado foi que aquelas camisas tinham sido levadas apenas para realização da atividade, mas as crianças gostaram tanto que acabaram vestindo e levando para casa. Foi tão gratificante ver a felicidade estampada em cada rosto que nem tivemos coragem de informa-las que as roupas voltariam conosco. Deixamos pra lá…

Neste dia o inconveniente foi que os meninos ficaram atrapalhando a atividade, os mesmos que já haviam apresentado este comportamento em outras oficinas. Após a tarefa distribuímos os lanches e, ao terminarem, organizamos os espaços e os liberamos. Porém, ao sairmos nos deparamos com aquelas crianças exibindo em seus corpos o trabalho que haviam acabado de executarem. Inclusive,  uma das crianças que sempre se fez presente em todas as atividades, feliz da vida nos informou que iria repetir aquele trabalho em todas as suas roupas. Uma das petianas confessou que ficou preocupada imaginando qual seria a reação de sua mãe quando visse a garota cortando as próprias roupas.

Ressalvamos que esta oficina foi em substituição a “Com que roupa eu vou”, pois no orçamento do projeto os materiais de apoio derivariam de pregão, porém, estes materiais para confecção de roupas não englobava a lista “burocrática”. Por este motivo, surgiu a ideia de confeccionarmos algo que não fosse gerado custos, daí a customização, que você utiliza o que já se possui, modificando apenas sua aparência.

 

Escreva um comentário