PROJETO METE MÃO | VISITA AO MUSEU DA ENERGIA

A visita ao museu da COELBA ocorreu no dia 30 de Novembro de 2018, estavam presentes membros do PET IHAC, o líder comunitário da comunidade das crianças (Ciba) e sua companheira, a mãe de João e mais 12 crianças.

Ao iniciarmos as atividades os monitores explicaram as regras locais, depois foram apresentados os painéis históricos, realizando perguntas que, como sempre, João acertou todos os questionamentos. Em seguida. fomos encaminhados para a sala interativa, iniciando com a atividade da bicicleta (ao se pedalar na bicicleta fixa, a bicicleta ao alto caminhava para frente ou para trás). Depois entramos em uma pequena sala que permitia escrever ou desenhar na parede, apenas com a luz de um celular. Logo ao centro desta sala tinha uma lâmpada que, ao ser tocada alterava seus reflexos.

Após, fomos para atividade dos movimentos/reflexos. Nesta, algumas crianças não conseguiram desenvolver bem, pois nem todas conseguiram alcançar o alvo. Para cada alvo atingido, uma nota explicativa sobre os custos de cada equipamento eletrônico escolhido. Muitas crianças gostaram do medidor de energia. Quanto mais rápido, maior a velocidade para se alcançar o ponto máximo. Alguns petianos realizaram esta atividade e viram o quanto cansa. As crianças foram vitoriosas, pois não é uma atividade muito fácil. O bom é que quanto mais motivados, mais se empolgavam para alcançarem a meta.

Foram diversas atividades e, quanto mais aprendiam e interagiam, mais os olhinhos brilhavam. Este passeio foi muito gratificante não só para as crianças, mas para todos ali presentes. Os monitores/mediadores foram bastante tranquilos e atenciosos. Ao final, todas as crianças ganharam um kit explicativo com jogos e 01(um) cd. Inclusive, alguns adultos também fizeram questão de ganhar. Os lanches foram distribuídos no carro que iriam leva-los de volta à comunidade, pois no Museu não era permitido.

 

Escreva um comentário