PET IHAC CONVIDA: MÍDIAS SOCIAIS E REPRESENTATIVIDADE NEGRA

Na última sexta-feira (6 de setembro) demos início ao “PET IHAC CONVIDA” , em sua primeira edição, a  temática abordada foi “Mídias sociais e Representatividade Negra” mediada por Tatiana Paz e Andy Osório. Além disso, em formato de roda de conversa, pós exposições das temáticas, foram feitas inferências pelos presentes. Tais foram gravadas com apoio de Danilo Lima (estudante do BI em Artes com ênfase em Cinema e Audiovisual/ UFBA) e Gabriel Sampaio (estudante de Jornalismo/ FTC), com isso objetiva-se nascimento de um podcast que estará presente no site e outras mídias sociais em breve.

Promovido pelo PET IHAC, o evento busca promover diálogos, trocas e construções de conhecimento entre docentes, pesquisadores e discentes, da UFBA e de outras Instituições de Ensino, enfatizando a participação dos estudantes do IHAC.

Durante a atividade, a pesquisadora Tatiana Paz expôs seu trabalho intitulado “Ativismo em Rede e Processos Formativos Decoloniais Articulados Por Mulheres Negras No Youtube”,  o qual discute a apropriação dos mecanismos sociais que oprimem as minorias, em especial, as mulheres negras, como tática de enfrentamento ao machismo, racismo e outras opressões. Já Andy Osório, apresentou “CORRA, HOMEM NEGRO! Uma análise discursiva de identidade, gênero e raça no filme Get Out“, onde avaliou criticamente os atravessamentos sociais e raciais acerca do homem negro no filme “Get Out” (Corra!”, em Português).

Ao final da atividade, fomos surpreendidos por uma apresentação musical do artista João Cláudio, discente do BI em Humanidades.

Sobre os convidados

Tatiana Paz é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Coordenadora do NEABI (Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas) no IFCE, Campus Baturité. Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC – UNEB. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Como pesquisadora e formadora tem experiência nas áreas de Educação e Cibercultura, com ênfase nas discussões sobre ativismo em rede, autoria e relações étnico-raciais.

Andy Osório é Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente cursa Mestrado Interdisciplinar em História e Letras na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e faz pesquisas sobre masculinidade negra e cinema. Realizou pesquisas sobre racismo e publicidade – representações do negro em anúncios publicitários na graduação. Atuou profissionalmente como tradutor, editor de vídeo e designer gráfico.