OFICINA DE CURRÍCULO LATTES

No último dia  10 de outubro de 2019  entre às 09:00h e 11:00h  foi realizada a Oficina de Currículo Lattes  oferecida pelo PET IHAC/UFBA que ocorreu no Pavilhão de Aulas da Federação l (PAF l), localizado em Ondina.

A atividade ocorreu em um espaço interativo entre o Programa de Educação Tutorial dos Bacharelados Interdisciplinares e a comunidade discente da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante a Oficina, os petianos João Gabriel Modesto e Vitória Costa Pinto dos Santos apresentaram o Programa de Educação Tutorial, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Plataforma Lattes. Enfatizou-se o compromisso do PET em desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, bem como sobre a missão do CNPq em fomentar políticas de desenvolvimento do conhecimento científico, tecnológico, reflexivo e crítico, visando a solução dos problemas sociais e a soberania nacional. A respeito da Plataforma Lattes, foi exposta a importância de ser feito o cadastro, bem como as suas contribuições à categorização e levantamento das produções brasileiras.

A partir de uma análise holística, os impasses direcionados à área da educação, com ênfase no desenvolvimento de pesquisas, tornaram-se pautas. O Consenso de Washington (1989), que preconizou reduções, afrouxamentos e privatizações, através do emprego de políticas de austeridade fiscal, suscitou na reforma do Estado e na sua subserviência ao mercado, devido a versão mais perversa do capitalismo, isto é, o neoliberalismo. Tal não afeta apenas ao escopo do conhecimento, mas também os instrumentos sociais transversais à ele.

 

Abaixo segue algumas das produções feitas pelos participantes do espaço Oficina Currículo Lattes.

Escreva um comentário