PROJETO METE MÃO | OFICINA: Minha vida é um poema

A oficina “minha vida é um poema” foi acompanhada por Helena e Amanda. Para a realização dessa atividade levamos para a associação referências de poemas brasileiros, que se encaixassem na linguagem infanto – juvenil. Compartilhamos os poemas com as crianças, no intuito que elas se inspirassem para que no próximo momento pudessem escrever seus próprios poemas. Também explicamos brevemente o que são as estrofes e os versos, para que elas pudessem se sentir mais confortáveis com o formato do texto proposto.

As crianças se mostraram interessadas enquanto realizávamos a leitura do poema, fazendo comentários e rindo de alguns que acharam engraçados. Quando devolvemos seus cadernos – que já tinham sido confeccionados anteriormente em outra atividade – para que pudessem iniciar a atividade de escrita, alguns nos disseram que já tinham feito poemas nas aulas da escola,
para outros, era uma experiência nova. A atividade foi recebida de maneira diversa por cada criança. Algumas se mostraram bastante interessadas e escreveram mais de um poema; outras tiveram dificuldade para iniciar a escrita, mas com nosso auxilio e incentivo conseguiram se soltar e desenvolver a escrita. Algumas outras crianças se mostraram relutantes a participar, diziam que não sabiam escrever. Tentamos mostrar para elas que o processo era simples e que elas tinham liberdade para escrever sobre oque desejassem, eventualmente algumas se sentiram mais confortáveis para arriscar, contudo, outras se mantiveram relutantes até o fim.

Percebemos que para acabar logo a atividade e comer o lanche, algumas crianças escreviam cantigas que já conheciam ou copiavam os poemas que tínhamos mostrado. Percebendo isso, explicamos mais uma vez que o propósito da atividade era quer elas pudessem escrever sobre experiências delas, ou que usassem a imaginação.

De modo geral, a atividade foi bastante proveitosa, pois conseguimos estabelecer com todas as crianças um diálogo aproximado e perceber o desenvolvimento de suas habilidades de escrita lúdica, tanto nos que apresentaram facilidade desde início, como aqueles que relutaram um pouco.

Escreva um comentário