PET IHAC CONVIDA: AURISTELA FELIX – Criação de Tecnologia Social em Comunidades de Salvador

No dia 13/09/2019, correspondente à sexta-feira 13, a segunda edição do “PET IHAC CONVIDA” teve a participação da professora doutora Auristela Felix de Oliveira Teodoro. O encontro teve como temática a “Criação de tecnologia social em comunidades de Salvador”, a partir da qual pensou-se sobre a “Ação Pedagógica Contábil-Financeira: Tecnologia Social para Geração de Renda e Preservação Ambiental”. Além do compartilhamento das atividades desenvolvidas por Auristela, outras perspectivas de ação em comunidades foram suscitadas, mobilizando os presentes a se envolverem direta e indiretamente com a extensão – um dos alicerces do PET e da Universidade.
A sessão contou com a participação de estudantes do IHAC, bem como de outros institutos da Universidade Federal da Bahia, todavia, os espaços de roda de conversa, denominado PET IHAC CONVIDA é aberto ao público em geral.
No decorrer da atividade, a professora Auristela desenvolveu sobre a sua atuação na Faculdade de Ciências Contábeis e na escola da vida, onde aprende, ensina e constrói, simultaneamente, tecnologias sociais, visando a melhoria da qualidade de vida de grupos populacionais vulneráveis da capital baiana. Esses mecanismos buscam questionar, desenvolver e reestruturar as dimensões socioambiental, epistêmica, política e econômica, através do questionamento do status quo e da prática da cidadania e da democracia. Nesse sentido, as tecnologias sociais foram apresentadas enquanto instrumentos potencialmente transformadores da realidade, sendo um dos seus objetivos principais a construção coletiva de soluções para os problemas sociais.

Sobre a convidada
Doutorado em Energia e Ambiente pelo CIEnAm/UFBA (Politécnica/UFBA), Mestrado em Ciências Contábeis (UnB), Especialização em Ensino de Matemática e Graduação em Ciências Contábeis. Atualmente é Professora Adjunto em Regime de Dedicação Exclusiva da Faculdade de Ciências Contábeis/UFBA. Experiência profissional como contadora e em implantação de sistemas de tecnologia da informação em empresas privada/pública. Publicou 52 trabalhos em anais de congressos nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Empreendedorismo às comunidades populares – Programa PAEXDoc/PROEXT/UFBA; Valoração de patentes/Avaliação de Intangíveis e Empreendedorismo/Tecnologias Sociais – PIBIC e Análise da obrigatoriedade da ação curricular em comunidade e em sociedade (ACCS) na graduação e seu impacto socioeconômico em comunidades populares – PIBIC AF. Atualmente coordena Programas/Projetos de Extensão: Inclusão Produtiva através do Lixo – Edital MEC/Proext; Empreendedorismo como Inclusão social – Edital PAEXDoc/PROEXT/UFBA; Extensão e Ensino – Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) na FCC/UFBA – Edital SAPEX/ACCS. Empreendedorismo e empoderamento feminino: enfrentamento à violência contra a mulher e inclusão social? Programa SANKOFA/PROAE/UFBA; Desenvolvimento Científico e Tecnológico – ACCS Inovação na FCC/UFBA e Espaço maker: interdisciplinaridade, criatividade e inclusão social – PROGRAMA PERMANECER/UFBA. Foi coordenadora do curso de Ciências Contábeis por 4 anos e Membro do CAPEX/UFBA por 2 anos. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Extensão, Tecnologia e Inovação (NAEX) da Faculdade de Ciências Contábeis/UFBA e Membro do Conselho Fiscal da APUB – 2016/2018.