PET IHAC CONVIDA: DEISE FRANCISCO – CONTROLE DE DADOS, ÉTICA E SAÚDE.

No dia 11 de outubro de 2019, o Grupo PET IHAC recebeu a professora doutora Deise Francisco (UFAL). A sua participação teve como intuito o compartilhamento de conhecimentos acerca da temática “Controle de dados, Ética e Saúde”. Em mais uma edição do PET IHAC Convida, visou-se a discussão de temáticas consideradas relevantes para o aprimoramento dos cursos de graduação, em especial dos Bacharelados Interdisciplinares.

Durante o espaço, os presentes discutiram sobre contribuições das áreas da ciência e tecnologia, humanidades e saúde. A análise interdisciplinar sobre os fenômenos sociais propicia uma avaliação assertiva, que culmina na compreensão e na possível transformação da realidade. Falou-se sobre o papel do controle de dados pessoais e jurídicos como estratégia do modelo de Sociedade de Controle, proposto por Deleuze, bem como da estrutura Panóptica, desenvolvida por Michel Foucault, a partir das quais os sujeitos seriam controlados por si e por instituições, respectivamente e ou simultaneamente. Assim sendo, as pessoas deixariam de ser compreendidas enquanto sujeitos, para serem encaradas como códigos, cifras, dinheiro, lucro.

Dito isso, discutiu-se sobre as contribuições dos algoritmos ao mundo tecnológico, que, embora tenham a função de associar informações e apresentá-las aos usuários das redes sociais, para que deem lucro ao mercado e instituições financeiras, proporcionam o desenvolvimento de terapias genéticas. Inclusive, na semana seguinte após a sessão do PET IHAC Convida, o Brasil foi noticiado como protagonista de resultados positivos em tratamento contra o câncer, a partir da utilização da prática terapêutica citada, de acordo com o G1. Desse modo, a coerência envolvendo as ações promovidas pelo Programa de Educação Tutorial e a ciência e tecnologia no Brasil se apresentam como indissociadas, pertinentes e transformadoras.

Sobre a convidada

Deise Juliana Francisco é formada na área das Ciências Humanas e Tecnologias Digitais. Possui graduação em Psicologia (1993) e Licenciatura em Psicologia(1996). Mestrado em Educação (1998) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora Associado I da UFAL, estando lotada no Centro de Educação, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFAL desde 2010.